fbpx

Construtora Força

Dicas práticas para organizar a sua cozinha

Está aí um local que precisa está sempre muito bem organizado e limpo, porém é um dos ambientes da casa com maior probabilidade para a bagunça ser instalada. Se você também tem dificuldade em manter sua cozinha organizada, confira essas dicas super funcionais que separamos para você.

A cozinha é usada o tempo todo. Ela é cenário desde a primeira até a última refeição. Um ambiente gostoso, cheio de cheiros e sabores, mas que para ser tão agradável, deve ser funcional, prático, organizado e limpo. Continue a leitura e veja que conquistar a cozinha dos seus sonhos é super fácil!

Não precisa? Descarte.
Destacar o que não é mais utilizado é o passo básico para a organização de todos os ambientes da sua casa. Na cozinha é muito comum encontrar coisas que estão fora da validade, utensílios que não são utilizados, itens estragados ou com peças faltando. Separe tudo e veja o que pode ser doado e o que deve ser jogado fora.

Lembre-se de separar os itens recicláveis.


Separe os utensílios por tipo.
Isso facilita muito na hora de procurar algo. Separe copos, taças, pratos, panelas, vasilhas, etc. E o mesmo faça com os alimentos.
Uma dica é também separar o que é usado no dia-a-dia, deixando em um local fácil de ser encontrado, dos itens que são utilizados em momentos especiais.


Organize os temperos.
Guardá-los em porta-temperos (de vidro ou plástico) etiquetados vai contribuir para a conservação dos temperos, além de ajudar na organização dos mesmos.


Invista em prateleiras e ganchos.
Esse itens ajudam a deixar os itens mais usados sempre à mão. Os ganchos são ótimos para xícaras e utensílios pequenos. As canecas maiores e as panelas devem ficar nas prateleiras.

 

Aproveite bem as gavetas.
Normalmente, um armário de cozinha possui de quatro a cinco gavetas e para mantê-las organizadas, organize os itens de dentro por grupos. A primeira e a segunda são para os talheres, que ficam separadores por divisórias. Uma ficam os talheres menores, como garfos, facas e colheres e na outra os acessórios de cozinhar, que são facas, mexedores, cortadores, escumadeiras e pegadores.

Já a terceira gaveta pode ser para os panos de prato, guardá-los em rolinhos facilita muito na hora de pegar um. E a última gaveta pode ser para toalhas de mesa, jogos americanos e guardanapos de tecido.

 

Aramados são excelentes opções para os armários.
No mercado há diversos modelos de aramados, que são perfeitos para armários pequenos. Alguns podem até ser encaixados na prateleira aproveitando aquele espaço que você perderia na altura.

 

Organize os potes plásticos.
Procure organizá-los por tamanho, encaixando-os um dentro do outro e guardando as tampas em um porta tampas.

 

Coloque os mantimentos em potes.
Assim como os temperos, armazenar os mantimentos (como açúcar, sal. arroz, feijão, milho, entre outros) em potes transparentes e etiquetados vai ajudar a conservação e organização dos mesmos.

 

Separe um espaço específico para o material de limpeza.
Por último, o material de limpeza deve ficar longe dos alimentos. Colocá-los dentro de um cesto plástico, sem tampa, facilita na hora de utilizar.

Fazendo essa organização em sua cozinha, você deixará o ambiente organizado e funcional.

Mas como manter essa organização no dia-a-dia?
A primeira regra é a do tirou -> guardou, sujou -> limpou. Não deixar acumular as coisas fora do lugar e sujas é o fator principal para manter a organização do ambiente e não gastar horas arrumando a casa.

Outra regra é deixar as bancadas o mais livre possível, mantenha somente os itens que são usados no dia-a-dia, como cafeteira e a airfryer.