Conhecer os fatores que influenciam no valor de imóvel irá te ajudar a definir o tipo e a região do empreendimento. Além de te dar clareza para que você possa avaliar se a precificação está dentro da média do mercado.
A avaliação de um imóvel leva em conta vários fatores, por isso deve ser feita sempre por um profissional, porém ter clareza sobre essas condições poderão te ajudar na escolha do imóvel ideal para o seu momento atual.
Localização do imóvel
A localização é um dos fatores que mais influenciam o valor do imóvel. Algumas regiões são mais valorizadas do que outras devido a sua infraestrutura, segurança, tradição e mobilidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, a região mais valorizada é a Centro-Sul e o bairro é o Lourdes, onde o valor médio do metro quadro é de aproximadamente R$ 9,5 mil reais.
Estrutura do empreendimento
A estrutura do empreendimento engloba diversos fatores, como:
Facilidades
Devido ao cotidiano corrido dos centros urbano, contar com estabelecimentos comerciais e serviços a poucos minutos de casa pesa muito na hora da escolha. Por isso, os empreendimentos são mais valorizados quando possuem ao redor: supermercados, padarias, farmácias, restaurantes, escolas, clínicas de saúde, etc.
Documentação
Esse é um item que muitas vezes não é observado, porém tem grande importância para a precificação do imóvel. Além de estar em dia com taxas e impostos da prefeitura, é importante também não ter outras pendências, como partilhas de herança ou inventários. Afinal o comprador de um imóvel quer facilidade para concluir o processo e problemas na documentação podem trazer muita dor de cabeça.
Como vimos, muitos fatores decidem quando custa um imóvel. Uma dica para entender também o mercado é selecionar imóveis semelhantes – considerando todas as questões levantadas sobre a precificação – e fazer uma média dos preços.
Como calcular o valor médio?
Para calcular o valor médio dos imóveis é bem simples. Confira:
Fale Conosco