Comprar um imóvel é uma decisão importante, porém envolve vários fatores. Abaixo descrevemos alguns tópicos sobre o que você deve analisar na hora de adquirir o seu apartamento ou a sua casa. Fique atento e faça uma boa escolha!
Antes de começar uma busca, o primeiro passo é entender quanto você pode investir no empreendimento, independente de qual seja a forma de pagamento. Ao ter o valor claramente definido você economiza o seu tempo, evita frustrações e arrependimentos após a negociação. Além do valor do imóvel, lembre de contabilizar os demais custos com documentação e taxas.
Uma dica para quem for comprar imóvel financiado (modalidade utilizada por mais de 60% das pessoas que adquirem imóveis) é que o valor que deve dispor no início deve ser a somatória do valor de entrada com os custos adicionais. E para calcular os custos mensais, deve somar o valor das parcelas do financiamento com a taxa do condomínio e do IPTU.
Existem algumas calculadoras para entender o valor mensal do financiamento. Falamos um pouco mais sobre elas em um outro post, caso tenha interesse, clique aqui.
O segundo passo é escrever como o imóvel deve ser, definindo o que é obrigatório e o que não é, porém gostaria que tivesse. É legal definir uma pontuação com o grau de prioridades. Veja o que pode estar em sua lista: quantidade de quarto, sala, banheiro e vaga de garagem; área externa quando se tratar de casa e áreas comuns quando se tratar de prédios (piscina, churrasqueira, salão de festas, playground, academia, etc).
O terceiro passo é definir a região, um dos fatores mais determinantes na escolha do imóvel e que está diretamente relacionado ao preço. Uma dica é não focar em um único bairro e ampliar para os bairros ao redor, além de ter uma variedade maior, vai encontrar diferença de preço em imóveis semelhantes que estão há poucas quadras de distância.
Vai perceber também que existem locais com menor ou maior segurança, então observar a localização do imóvel e a segurança do empreendimento é fundamental para manter a sua tranquilidade e da sua família.
Quer saber mais sobre o que observar em uma região? Clique aqui.
Por último e o mais importante, saiba a procedência da construtora responsável pelo empreendimento ou da imobiliária (ou corretor de imóveis) responsável pela venda do imóvel. Negócios fechados com boas empresas ou bons profissionais a maioria dos problemas que poderiam surgir.
Fale Conosco